Obrigado, irmãos

A Sinai e os seus colegas acabaram o curso de enfermagem, e seguindo as tradições académicas foi hoje feita a Eucaristia de Encerramento para o comemorar. Fui na companhia da Vânia assistir a este momento, e ao entrar naquela igreja nunca imaginei como me iria sentir à saída…

Cheguei atrasado, e o padre já falava quando entrei e tive que ficar de pé por não haver lugares. Esses primeiros momentos foram para mim como outra missa qualquer, mas depois começaram a cantar, como costume. Eu conhecia bem a música, dos meus tempos de escuteiro, e comecei a cantar também… E, logo no segundo verso, fiquei com a voz embargada, senti-me muito estranho e comecei a chorar. Atenção, notem que feliz ou infelizmente eu sou uma pessoa que chora muito muito raramente. A última vez que chorei antes desta foi no dia 18/09/2007, e antes dessa em 08/08/2004 (de felicidade, no fim de uma actividade escutista). Dou-vos esta achega cronológica para sublinhar como o choro deve ser interpretado aqui não como algo banal, mas como o marcador de algo realmente importante na minha vida.

E pronto, chorei com o mínimo estardalhaço que consegui, contive-me com força e sequei as lágrimas quando a música acabou. Depois continuou a missa e começaram a cantar outra vez. E então chorei baba e ranho, de tal forma que tive que sair da igreja para me recompor, e depois de voltar a cena ainda se repetiu mais uma vez.

— Entrei para o movimento escutista com 6 anos de idade, e fui forçado a desistir no início deste ano escutista por ser impossível conciliar o escutismo activo com a vida académica. Foram, assim, 15-16 anos da minha vida, um pouco mais que 3/4 do seu total, que vivi como parte dessa grande fraternidade, onde dei e recebi como irmão, onde cresci, onde tanto aprendi e recebi tanta bagagem e valores que trago para a vida. Sou uma pessoa feliz, e (não esquecendo nunca a fantástica família que tenho em casa) posso dizer que ser escuteiro contribuiu muito para isso. —

Pois bem, hoje a primeira vez que ouvi cantar assim músicas comuns às que cantávamos nas actividades e fogos de conselho e sábados sem reunião, e não consegui caber em mim mesmo de saudades e nostalgia e recordações tão tão boas, tão tão doces, mas que sei que nunca mais voltarei a viver da mesma maneira, pois só hei de ir a mais uma actividade, apenas: a minha Partida.

… mas eu não quero partir.

6 Respostas to “Obrigado, irmãos”

  1. André Pedro Says:

    Boas rapaz!!

    Sempre que quiseres terás aquelas portas nao abertas mas escancaradas para o teu regresso, pode ser o momento mais dificil a partida, mas é o momento que deverá ser feito e que nos deverá soltar para o que nos espera!

    Esperemos realizar da melhor maneira e forma essa tua partida, faremos os possiveis para que tal aconteça

    abraço e vai aparecendo, fazes falta por la!! ;)

  2. ita Says:

    Aquele que é realmente escuteiro nunca deixará de o ser! O escutismo é mais que a presença num grupo é um estado de espírito que percorre o nosso corpo e que nunca nos abandona! A Partida não é um estado definitivo de ausência…pode ser meramente um adiar da presença. Um dia acredito que vais voltar.
    Canhota amiga
    Ita

  3. Says:

    Sacaninha, se te esqueceres de me chamar para esse dia, levas porrada. Só para que os leitores tenham uma ideia do que “dar porrada” no Pedro significa, eu posso dizer que tenho 1,92m e 85Kg (pela manhã) e, usando termos simples para estabelecer uma comparação rápida, sou um lingrinhas baixinho ao pé do Pedro.

  4. Barros Says:

    (Stupid Mode ON)
    Txii… que paniiiiiiiisgas!
    (Stupid Mode OFF)

    Só a parte do chorar… O resto é de homem, claro!

  5. Nela Says:

    Obrigado, também eu me emocionei com as tuas palavas.
    Um abraço muito fechado

  6. Francisco Says:

    sempre curti este blog…


Deixe uma Resposta

