Artifício

Estou de férias em Albufeira. Pelos vistos, depois daquele fogo-de-vista quando ameacei reclamar o blog como só meu, o Nobre e o Nutarros nunca mais voltaram a postar, pelo que isto anda praticamente morto. Então, não tenho remédio senão vir aqui deixar qualquer coisinha que escrevi ontem à noite. Não me atirem demasiadas pedras.
 
Artifício  
 
Esta noite, a praia está cheia e sou apenas mais um de entre muitos sentados na areia perto do mar. Envolvendo-nos, no ar, ouve-se um canto melódico e triste, fado cantado por e com uma alma acompanhada de guitarras. À minha volta, para cima e para baixo, e junto à mansa rebentação em desafio ao incomensurável poder do mar, correm crianças pequenas rindo, felizes, enquanto atiram areia umas às outras e caem ao chão com aparato.
 
É um cenário muito diferente daquela beleza indescritível, a mim tão especialmente querida, da praia nocturna sozinha e selvagem, mas à sua maneira possui uma beleza própria também encantadora, na vida emanada por estas pessoas todas que pintam a praia de um tom diferente do amarelo habitual, enquanto se embalam por esta melodia de melancolia que tanto nos toca. Os risos das crianças complementam-na bem.
 
E o mar, aproveitando a forte luz tangencial dos holofotes que nele incidem, adquire um padrão unusual com a ondulação criando riscas de água iluminada que avançam sobre um fundo escuro até se desfazerem em espuma. Entretanto, mais pessoas se vão aglomerando aos poucos na praia. À medida que o fado esmorece, a enorme massa de gente feliz aproxima-se ainda mais do mar: daqui a pouco começará o fogo de artifício.
 

4 Respostas to “Artifício”

  1. PattyQ Says:

    Oi cara!!!;)
    Tenho vindo pouco à net, os dias são mt ocupados aki, mas hj vim e vi k tinhas postado algo novo e não deixei de vir ler, sendo assim tás a receber um comentário directamente do Brasil, k nível ah!;)
    Tenho tido mta vontade de escrever algo assim, 1 viagem como esta é sem dúvida 1 gd fonte de inspiração, mas percebo perfeitamente porque não tens postado, as férias não são tempo de ficar em casa a escrever no pc…
    Boas férias e até breve!

  2. Miguel Says:

    Só para dizer que não comentei o de baixo, porque não queria tirar de lá o sem comentários. xPPP

  3. lena Says:

    artifício poético junto ao mar.
    arte e ofício …arte de recuperar , de rever mentalmente um mood e de o recuperar vivo e inteiro numa folha de papel ou no teclado de um pc. Ofício de estar atento. Ver o mar, as ondas nas suas cambiantes de cor, escutar a música e o riso das crianças e imaginar o texto a fugir pela areia fora também em direcção ao mar. O texto, claro, ADOREI.

  4. Tita Says:

    Hello!
    Com algum tempo de atraso…
    Mas a tempo de deixar um astronómico abraço, assim só, pelo ar do mar.
    [ ]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: